Instituto Paulo Freire | 3. Mestres do Amanhã Fazedores do Futuro

Mestres do Amanhã: fazedores do futuro

Ao completar 60 anos de magistério, o professor Moacir Gadotti celebra a data oferecendo o Curso ‘Mestres do amanhã: fazedores do futuro. O curso vai focar na questão da formação docente e no papel da escola atual, mas voltada para o futuro. O desejo de Gadotti, com o curso, é atravessar as fronteiras das disciplinas e das profissões para alcançar a todos e todas que se interessam por educação. Para que possam refletir, posicionar-se e reposicionar-se.

Falar de Mestres do Amanhã é uma decisão que exige muita reflexão e abertura para o outro, o diferente, o divergente.

Público participante: Professores(as), educadores(as) populares, gestores municipais, gestores escolares, trabalhadores(as) da educação, lideranças dos movimentos sociais e sindicais, estudantes em geral e toda pessoa interessada na
educação do presente e do futuro.

Docente: Professor Doutor e Livre-Docente Moacir Gadotti. Licenciado em Pedagogia e Filosofia, mestre em Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, na Suíça, e Livre-docente pela Unicamp-SP.
Docentes colaboradores nos encontros virtuais de aprendizagem (quatro lives do curso): Ângela Biz Antunes e Paulo Roberto Padilha.

Formato: 24 videoaulas, de cerca de 30 minutos cada, mais quatro lives interativas, ao longo do curso, para aprofundamento de estudos, de 1h30 minutos cada.
Período de realização e exibição inicial das videoaulas: de 30 de outubro de 2020 a 2 de abril de 2021.

Período de acesso às videoaulas: de 30 de outubro de 2020 a 2 de julho 2021.
Bônus no ato da inscrição: Pdf do livro Reinventando Freire, Moacir Gadotti (org.)
Bônus no final do curso: Participação na Jornada ‘Semana Paulo Freire: 50 anos da Pedagogia do Oprimido’, com 10 videoaulas e 11 docentes, entre eles Moacir Gadotti, Mário Sérgio Cortella, Carlos Rodrigues Brandão, José Eustáquio Romão; ao final do módulo 2.

Certificação: Os certificados serão disponibilizados em pdf, para download, a partir de 7 de junho de 2021. Para receber o certificado de 72 horas-atividades, o(a) cursista deverá enviar seu comentário reflexivo-crítico à EaD Freiriana até 17 de maio de 2021.
E-book: Opção de participar como co-autor(a) do e-book do Curso, produzindo seu artigo, que será lançado, possivelmente, em 30 de setembro de 2021. E na certificação terá mais 48 horas de créditos-atividades, chegando a 120 horas, que equivalem a 15 créditos-atividades de 8 horas cada (para fins acadêmicos).

Metodologia do curso que você terá à sua disposição: Utilizamos como referência a teoria de conhecimento de Paulo Freire, e, portanto, a metodologia freiriana dialógica, participativa, crítica e criativa.

Conteúdo do curso

Inscreva-se já!


R$ 387,00
Sobre os Instrutores
Moacir Gadotti

Moacir Gadotti

Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977) e Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo. É autor de uma extensa obra, incluindo Pedagogia da Terra (2001), Os mestres de Rousseau e Educar para a sustentabilidade, onde desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Educação Cidadã numa perspectiva dialética integradora e orientada pelo paradigma da sustentabilidade.