Instituto Paulo Freire | 2. MINICURSO 'Avaliação Dialógica da aprendizagem na Educação Básica'

MINICURSO

'Avaliação dialógica da aprendizagem na Educação Básica'

De 12 a 30 de novembro de 2021

 

Objetivos:

  • Analisar as concepções de educação que fundamentam a avaliação da aprendizagem.
  • Apresentar as características gerais da Avaliação Dialógica da Aprendizagem e sua respectiva concepção avaliativa.
  • Compreender e superar visões dicotômicas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
  • Discutir as principais características da Avaliação Dialógica da Aprendizagem.
  • Apresentar e conhecer uma experiência prática e sistemática da Avaliação Dialógica da Aprendizagem.

 

Público participante: Professores(as), educadores(as) de todas os níveis e modalidades de educação, dentro e fora da escola, bem como gestores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, estudantes e trabalhadores em educação interessados no tema da avaliação do processo de ensino – e – aprendizagem.

Docente: Professor doutor e escritor José Eustáquio Romão

Formato: Serão 5 videoaulas com até 30 minutos cada; mais duas lives de uma hora cada.

Duas Lives durante o minicurso: As lives de lançamento e de encerramento do minicurso acontecerão nos dia 12 e 30 de novembro, às 19h e a gravação será disponibilizada na plataforma do minicurso para quem não conseguir participar.

Período de realização e exibição inicial das videoaulas: de 12 a 30 de novembro de 2021.

Período de acesso às videoaulas: de 12 de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022. Cada videoaula será exibida, inicialmente, às terças e sextas-feiras, continuando disponível na plataforma do curso, conforme cronograma geral.

Bônus no ato da inscrição: Participantes receberão o pdf do livro ‘Sistemas municipais de educação: a Lei de Diretrizes e Bases e a educação no município’, de José Eustáquio Romão (Ed,L, 2010).

Certificação: Os certificados serão disponibilizados em pdf, para download, a partir de 10 de janeiro de 2022. Para receber o certificado de 15 (quinze) horas, o(a) cursista deverá enviar seu comentário reflexivo-crítico à EaD Freiriana até 31 de janeiro de 2022.

Metodologia do minicurso que você terá à sua disposição: Utilizamos como referência a teoria de conhecimento de Paulo Freire, e, portanto, a metodologia freiriana dialógica, participativa, crítica e criativa.

Conteúdo do curso

Inscreva-se já!


R$ 277,00
Sobre os Instrutores
José Eustáquio Romão

José Eustáquio Romão

Graduado em História, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e Doutorado em Educação (1996), pela USP, é diretor fundador do Instituto Paulo Freire e diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado e Mestrado), na Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor visitante de várias universidades estrangeiras. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Educação (2013-2016). Autor de mais de dez livros, dos quais se destacam Avaliação dialógica (1998), Dialética da diferença (2000) e Sistemas Municipais de Educação (2010) e de dezenas de capítulos de livros e quase uma centena de artigos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras.