Instituto Paulo Freire | 3. Paulo Freire e a Educação Popular Diálogos Virtuais, Vivos e Virtuosos

Público participante: Educadoras e educadores populares, comunitários, sociais, docentes da Educação Infantil à Pós-Graduação que atuam em escolas e em universidades públicas e/ou privadas, além de lideranças dos movimentos sociais e sindicais, membros de conselhos de direitos e colegiados escolares, pessoas e estudantes das várias áreas do conhecimento e atuação profissional, interessadas em conhecer e aprofundar seus saberes sobre o universo da Educação Popular e as contribuições de Paulo Freire para a educação humanista, emancipadora e transformadora, numa perspectiva antropológica e pedagógica.
Docente: Professor doutor e livre docente, escritor e poeta Carlos Rodrigues Brandão.
Docentes colaboradores: Paulo Roberto Padilha (Coordenação Geral, composições musicais e participação nas lives durante o curso), Ângela Biz Antunes (participação nas lives durante o curso).
Formato: Serão 25 videoaulas com diálogos virtuais, vivos e virtuosos, distribuídas em 3 módulos, da seguinte forma: Módulo 1 - 9 videoaulas, sendo a videoaula 1 de uma hora e as demais com cerca de 30 minutos cada; Módulo 2 - 8 videoaulas, com cerca de 30 minutos cada; Módulo 3 -8 videoaulas, com cerca de 30 minutos cada. 4 Lives durante o Curso: Serão também realizadas 4 livres de até 1h30min, nos seguintes momentos do curso: Live 1 -Lançamento do Curso (07/06/21); Live 2 - Encerramento do Módulo 1 (09/07/21); Live 3 - Encerramento do Módulo 2 (13/08/21) e Live 4 - Encerramento do Curso (17/09/21) – comemorando e homenageando, especialmente, o “Centenário de nascimento de Paulo Freire”.
Período de realização e exibição inicial das videoaulas: de 7 de junho a 17 de setembro de 2021.
Período de acesso às videoaulas: de 7 de junho a 31 de dezembro de 2021. Cada diálogo virtual, vivo e virtuoso será exibido, inicialmente, às terças e sextas-feiras, continuando disponível na plataforma do curso, conforme cronograma geral do curso.
Bônus no ato da inscrição: Pdf das seguintes publicações: 1) ‘Cultura Rebelde: escritos sobre a Educação Popular ontem e agora’, de Carlos Rodrigues Brandão e Raiane Assumpção - Volume 2. Série Educação Popular 2) Artigo Paulo Freire: a educação, a cultura e a universidade - memória de uma história quase esquecida’, de Carlos Rodrigues Brandão.
Bônus no final do curso: Acesso gratuito à Jornada ‘Método Paulo Freire: reflexões e práticas’, da EaD Freiriana, com os(as) docentes: Carlos Rodrigues Brandão, Ângela Biz Antunes, Francisca Pini, Simone Lee, Sonia Couto e Paulo Roberto Padilha. Esta “Jornada-bônus” será disponibilizada no dia seguinte à última videoaula deste curso e o acesso vai até 31 de dezembro de 2021.
Certificação: Os certificados serão disponibilizados em pdf, para download, a partir de 15 de dezembro de 2021. Para receber o certificado de 75 horas, o(a) cursista deverá enviar seu comentário reflexivo-crítico à EaD Freiriana até 30 de novembro de 2021.
E-book: Opção de participar como co-autor(a) do e-book do Curso “Paulo Freire e a Educação Popular”, produzindo seu artigo, que será lançado em 18 de março de 2022. E na certificação terá mais 45 horas de créditos-atividades, chegando a 120 horas, que equivalem a 15 créditos-atividades de 8 horas cada (para fins acadêmicos).
Metodologia do curso que você terá à sua disposição: Utilizamos como referência a teoria de conhecimento de Paulo Freire, e, portanto, a metodologia freiriana dialógica, participativa, crítica e criativa.

Conteúdo do curso

Inscreva-se já!


R$ 347,00
Sobre os Instrutores
Carlos Rodrigues Brandão

Carlos Rodrigues Brandão

Nasceu no Rio de Janeiro em 1940. Envolveu-se com cultura e educação popular de seu ingresso no Movimento de Educação de Base (MEB), em janeiro de 1964. Desde então participa até hoje como assessor e como autor de livros e escritos sobre a Cultura e Educação Popular. É formado em Psicologia. Possui Mestrado e Doutorado em Antropologia e é professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas. Nesta mesma universidade está vinculado ao GEPEJA, Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos. Um de seus mais de 50 livros publicados é intitulado O que é Método Paulo Freire (São Paulo, Brasiliense, 1981; Volume 38 da Coleção Primeiros Passos).